TEORIA DOS NÚMEROS II


Vitor quer embilhar três barras, conforme a figura

Sabe-se que os comprimentos das barras laranja e vermelha correspondem, respectivamente, a metade e a 7/8 do comprimento da barra verde. A diferença entre os comprimentos da barra vermelha e laranja é igual a :


5/4 da barra verde


1/8 da barra verde


1/4 da barra verde


3/8 da barra verde


7/16 da barra verde






O ponto que representa o número complexo Z = -6 + 4i no Plano De Argand-Gauss é igual a :


Z5


Z3


Z1


Z4


Z2

São muitas as palavras associadas às grandezas e medidas cujos significados não são muito claros, tais como: grandeza, quantidade, número, medida, medir, medição, unidade... São palavras utilizadas no cotidiano na linguagem comum, mas que têm um significado na matemática. De acordo com Lima (1986)  , sua investigação sobre o conceito de fração identificou-se niveis de grandezas contínuas e discretas. De acordo com essas grandezas leias as afirmativas a seguir:

I. Uma quantidade é  dita discreta  quando possui uma identidade  definida constituindo uma entidade separada, isto é, consta de unidades separadas umas das outras, como por exemplo  árvores no parque, pessoas em uma festa, quantidade de balas. 

II.  Uma quantidade é dita contínua quando é divisivel em partes sempre divisíveis e que, portanto não pode resultar de elementos indivisiveis. Consta  de partes separadas umas das outras, como por exemplo comprimento de um fio, area de uma superfície, uma barra de chocolate.

III.  Pode se dizer que um exemplo de grandeza discreta é distribuir 12 balas entre 4 crianças e um exemplo de grandeza contínua é repartir uma pizza em 8 pedaços e comer dois desses pedaços.

E correto o que se afirma apenas em: 

É correto o que se afirma em:


Apenas II e III 


Apenas III


Apenas I e II 


 I , II  e III 


Apenas II 

Dados os números complexos Z1 =  (2, 4) e Z2 = (3, -1), os números complexos m e n, são  tais que m = Z1 + Z2 e n = Z1 . Z2 , os números m e n são respectivamente,  iguais a :

 


m = (5,3)  e n = (6,3)


m = (5,3)  e n = (10,2)


m = (1,7)  e n = (10,10)


m = (5,3)  e n = (10,10)


m = (1,7)  e n = (6,3)

Os três amigos, Abrão, Jorge e Pedro  resolveram  comer uma pizza. A pizza foi dividida em 15 pedaços iguais, o Abrão comeu 3 pedaços, o Jorge comeu 4 pedaços e o Pedro dois pedaços. Qual é a fração que representa a quantidade de pizza que sobrou


 





 

Historicamente os conjuntos numéricos, que são os naturais, os inteiros, os racionais, os irracionais, os reais e os complexos são estudados nas escolas de Ensino Básico, Fundamental e Médio. A necessidade de estudo de um novo tipo de conjunto numérico sempre esteve de alguma forma vinculada da necessidade de ampliar as propriedades dos números para que pudessem resolver novos problemas. Então faça a leitura dos itens a seguir: 

I O número real representado por 0,7888... é um número racional.   

II.  Se são números irracionais então m.pode ser racional.   

III. O número real   √3  pode ser escrito sob a forma a/b , onde a e b  são inteiros  e b diferente de zero.    

IV.  Toda raiz de uma equação algébrica do 2º grau é um número real.   

E correto que se afirma em:


I, II e IV apenas 


I e III apenas 


I e II apenas 


III e IV apenas 


I e IV apenas 

O surgimento do Cálculo Diferencial e integral, no século XVII, de Newton e Leibnitz proporcionou uma oportunidade de sistematizar o conjunto dos Números inteiros. Leia as afirmativas a seguir:

I . O maior divisor comum(MDC) entre -32 e 112 é igual a   -16 .            

II. O mínimo múltiplo comum (MMC) entre  b, inteiros,  é o menor dos seus múltiplos positivos comuns.

III. O mínimo múltiplo comum (MMC) de dois números inteiros  é a unidade, sabendo que o MMC é 1323 e que um desses números é 49, então o outro número pode ser  -27 ou 27.

E correto o que se afirma em


Apenas II e III


Apenas I, II e  III


Apenas I e III


Apenas I e II


Apenas II 

Os números complexos possuem uma forma trigonométrica ou polar. A forma trigonométrica do seguinte número complexo, Z= 2 - 2i é igual a:






Considere o número X = 0,121221222... de representação infinita, na qual o número de algarismos dois aumenta uma unidade cada vez que surge em seguida ao algarismo um. Com base apenas nas informações dadas, o número X é:


 Quociente de números primos.


 Imaginário 


 Inexistente


Irracional


 Dízima periódica.

Páginas: 12345678910